Ter boa formação e conhecimento didático,
não avalia o comportamento, mas o que foi aprendido.
Exemplo: Tirar ponto do aluno "bagunceiro".
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
"Mídias no Contexto Escolar":
- A Mídia tem a capacidade muito grande de diálogo;
- Ela é um meio entre o conhecimento e as pessoas;
- Trabalha as imagens dos objetos através de fotografias e filmes como meio para facilitar o seu estudo e também como recurso de visualização e comunicação.
É preciso usar as Midias, como rádio, televisão, comoputadores, internet, ensino à distância para divulgar e por em prática todos estudos e projetos educacionais para modernização da educação, levando os professores e alunos a aprender a aprender a produzir conhecimentos.
É um modo de apresentar o mundo às pessoas.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Abaco
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do acto natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Dia 28 de outubro: Dia fo funcionário público
No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.
Por Jussara de Barros (Graduada em Pedagogia - Equipe Brasil Escol
Computadores e internet
São instrumentos de se comunicar, mas não é o centro do processo de educação do protagonismo do professor.Eles são apenas recursos técnicos, um meio como nós apresentarmos o mundo às pessoas , buscar informações e construir conhecimentos.
INCLUSÃO DIGITAL
Que o acesso aos computadores seja facilitado. O MEC, está procurando aumentar esses espaços de utilização. Existe escola que tem sala de video e informática e não são usadas, e isso não pode acontecer, porque eles fazem parte da demanda do processo de globalização nos dias de hoje.
A tecnologia é uma oportunidade para pensar e fazer a inclusão digital de todos nós e permitir a comunicação com as pessoas fora e dentro do espaço escolar,criando novas situações didáticas para o ensino e as novas formas de aprender.
A tecnologia é uma oportunidade para pensar e fazer a inclusão digital de todos nós e permitir a comunicação com as pessoas fora e dentro do espaço escolar,criando novas situações didáticas para o ensino e as novas formas de aprender.
Assinar:
Postagens (Atom)